![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-dDDx2oUOjKLYhiQ3eWU3mHewynriOjeTOXoiII65y3T25Y_L-ezEQFg_z80Twd6yOQp_gF7YE9PqokHZI5EwtIl1COoGdbwuksJ-MKmxYo581XsAkRKcTYFpajsoPPaz7sENnEtEf_yy/s320/pitanga.jpg)
Pitanga
A infusão ou decocção das folhas são estimulantes, contra a febre e anti-reumáticas. Também indicadas contra diarréia. A pitanga contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo. A coloração vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate ao câncer. Pode ser consumida ao natural, em sucos, sorvetes, geléias, vinhos, licores e doces.Licor de Pitanga
1 litro de álcool de cereais (40º) ou aguardente de qualidade
1 litro de sumo de pitanga
1 quilo de açúcar
½ litro de água
Escolha pitangas bem vermelhas. Lavar bem, enxugar e colocar num recipiente de vidro com o álcool. Deixar em maceração durante 5 a 8 dias. Passado esse tempo, coar num pano, sem apertar para não ferir as sementes, o que amargará o licor. À parte, fazer o xarope, em ponto de fio, com açúcar e água, deixar arrefecer. Depois de frio acrescentar ao líquido que estava em maceração. Mexer bem com uma colher de pau. Deixar envelhecer durante, mais ou menos, 3 meses. Quanto mais velho, mais saboroso fica.
Geléia de Pitanga
300 g de polpa de pitanga
2 xícaras (300 g) de açúcar
Suco de 1 limão
Casca de uma maçã
Modo de Preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo
Deixe cozinhar em fogo baixo por uns 15 minutos
Retire uma amostra da geléia e coloque em um prato
Deixe esfriar, a fim de verificar se adquire uma consistência gelatinosa
Caso esteja muito mole, leve ao fogo por mais uns minutos
Retire a casca de maçã
Armazene em um recipiente hermético
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.