segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sobre a morte e o morrer



 

O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de
um ser humano? O que e quem a define?

Rubem Alves
Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: "Morrer, que me importa? (...) O diabo é deixar de viver." A vida é tão boa! Não quero ir embora...

Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: "Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?". Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: "Não chore, que eu vou te abraçar..." Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade.

Cecília Meireles sentia algo parecido: "E eu fico a imaginar se depois de muito navegar a algum lugar enfim se chega... O que será, talvez, até mais triste. Nem barcas, nem gaivotas. Apenas sobre humanas companhias... Com que tristeza o horizonte avisto, aproximado e sem recurso. Que pena a vida ser só isto...”

Da. Clara era uma velhinha de 95 anos, lá em Minas. Vivia uma religiosidade mansa, sem culpas ou medos. Na cama, cega, a filha lhe lia a Bíblia. De repente, ela fez um gesto, interrompendo a leitura. O que ela tinha a dizer era infinitamente mais importante. "Minha filha, sei que minha hora está chegando... Mas, que pena! A vida é tão boa...”

Mas tenho muito medo do morrer. O morrer pode vir acompanhado de dores, humilhações, aparelhos e tubos enfiados no meu corpo, contra a minha vontade, sem que eu nada possa fazer, porque já não sou mais dono de mim mesmo; solidão, ninguém tem coragem ou palavras para, de mãos dadas comigo, falar sobre a minha morte, medo de que a passagem seja demorada. Bom seria se, depois de anunciada, ela acontecesse de forma mansa e sem dores, longe dos hospitais, em meio às pessoas que se ama, em meio a visões de beleza.

Mas a medicina não entende. Um amigo contou-me dos últimos dias do seu pai, já bem velho. As dores eram terríveis. Era-lhe insuportável a visão do sofrimento do pai. Dirigiu-se, então, ao médico: "O senhor não poderia aumentar a dose dos analgésicos, para que meu pai não sofra?". O médico olhou-o com olhar severo e disse: "O senhor está sugerindo que eu pratique a eutanásia?".

Há dores que fazem sentido, como as dores do parto: uma vida nova está nascendo. Mas há dores que não fazem sentido nenhum. Seu velho pai morreu sofrendo uma dor inútil. Qual foi o ganho humano? Que eu saiba, apenas a consciência apaziguada do médico, que dormiu em paz por haver feito aquilo que o costume mandava; costume a que freqüentemente se dá o nome de ética.

Um outro velhinho querido, 92 anos, cego, surdo, todos os esfíncteres sem controle, numa cama -de repente um acontecimento feliz! O coração parou. Ah, com certeza fora o seu anjo da guarda, que assim punha um fim à sua miséria! Mas o médico, movido pelos automatismos costumeiros, apressou-se a cumprir seu dever: debruçou-se sobre o velhinho e o fez respirar de novo. Sofreu inutilmente por mais dois dias antes de tocar de novo o acorde final.

Dir-me-ão que é dever dos médicos fazer todo o possível para que a vida continue. Eu também, da minha forma, luto pela vida. A literatura tem o poder de ressuscitar os mortos. Aprendi com Albert Schweitzer que a "reverência pela vida" é o supremo princípio ético do amor. Mas o que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define? O coração que continua a bater num corpo aparentemente morto? Ou serão os ziguezagues nos vídeos dos monitores, que indicam a presença de ondas cerebrais?

Confesso que, na minha experiência de ser humano, nunca me encontrei com a vida sob a forma de batidas de coração ou ondas cerebrais. A vida humana não se define biologicamente. Permanecemos humanos enquanto existe em nós a esperança da beleza e da alegria. Morta a possibilidade de sentir alegria ou gozar a beleza, o corpo se transforma numa casca de cigarra vazia.

Muitos dos chamados "recursos heróicos" para manter vivo um paciente são, do meu ponto de vista, uma violência ao princípio da "reverência pela vida". Porque, se os médicos dessem ouvidos ao pedido que a vida está fazendo, eles a ouviriam dizer: "Liberta-me".

Comovi-me com o drama do jovem francês Vincent Humbert, de 22 anos, há três anos cego, surdo, mudo, tetraplégico, vítima de um acidente automobilístico. Comunicava-se por meio do único dedo que podia movimentar. E foi assim que escreveu um livro em que dizia: "Morri em 24 de setembro de 2000. Desde aquele dia, eu não vivo. Fazem-me viver. Para quem, para que, eu não sei...". Implorava que lhe dessem o direito de morrer. Como as autoridades, movidas pelo costume e pelas leis, se recusassem, sua mãe realizou seu desejo. A morte o libertou do sofrimento.

Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. Já encontrei a padroeira para essa nova especialidade: a "Pietà" de Michelangelo, com o Cristo morto nos seus braços. Nos braços daquela mãe o morrer deixa de causar medo.

domingo, 28 de novembro de 2010

Como Um Golfinho !


Como um Golfinho,existem pessoas que são puras e sinceras. Tais pessoas formam um laço de amizade amplo e eterno.
Como um Golfinho, existem pessoas que vivem felizes e não gostam de ver os seus amigos tristes. Por isso, tentam sempre alegrar os seus corações.
 Como um Golfinho, existem pessoas que arranjam uma saída para tudo, por mais difícil que seja o obstáculo à sua frente.
    Como um Golfinho, nenhuma pessoa no mundo consegue viver só, por isso, fazem amigos e acompanham-nos em todos os momentos.
Como um Golfinho, as pessoas precisam sorrir para que a sua vida seja cada vez melhor. .
Como um Golfinho, uma criança observa o mundo de forma honesta e feliz, onde tudo tem um tom de brincadeira e tudo é a mais pura verdade.
Como os Golfinhos, as pessoas precisam de carinho e compreensão.
Se podemos entender os sentimentos de um Golfinho, por que não entendemos os sentimentos de uma pessoa?
Como os Golfinhos, precisamos dar e receber amor.
 Como os Golfinhos, precisamos de liberdade para podermos viver. Precisamos de liberdade para expressarmos os nossos sentimentos.                                                                                                   Mesmo sendo livres, sempre procuramos alguém com quem possamos contar nas horas tristes.                                                                                                                                                         Mesmo procurando incansavelmente amigos e amores, precisamos de momentos para estarmos sozinhos.
Como os Golfinhos, apreciamos o luar, apreciamos uma noite bonita.
Não te sintas só à noite! Sempre existirá um amigo a quem possas chamar, assim como fazem os Golfinhos.
Como os Golfinhos, sempre existem pessoas prontas a oferecer-te uma amizade sincera. Vamos agir como um golfinho. Desanimar... NUNCA !!!

sábado, 27 de novembro de 2010

Companheiro !




Vai amigo
Não há perigo que hoje possa assustar
Não se iluda
Que nada muda se você não mudar

Ponha alguma coisa na sacola
Não esqueça a viola
Mas esqueça o que puder
E cante que é bom viver

Rasgue as coisas velhas da lembrança
Seja um pouco de criança
Faça tudo o que quiser
E cante que é bom viver
(Marcelo Barra/ Naire e Tibério Gaspar)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Menino que saciou a sede de meio milhão de Africanos !


Ryan HreljacRyan, nasceu no Canadá em maio de 1991, ou seja, hoje (2010) tem 19 anos. Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora lhes falou sobre como viviam as crianças na África. Profundamente comovido ao saber que algumas até morrem de sede, que não há poços de onde tirar água, e pensar que a ele bastavam alguns passos para que a água saísse da torneira durante horas... Ryan perguntou quanto custaria para levar água a eles. A professora pensou um pouco, e se lembrou de uma organização chamada WaterCan, dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares.

Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas. Sua mãe disse-lhe que ele deveria consegui-los e foi-lhe dando tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana. Finalmente reuniu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar seu poço para os meninos da África. Quando o atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares. Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar 2.000 dólares por mais que limpasse cristais durante toda a vida, porém Ryan não se rendeu. Prometeu aquele homem que voltaria… e o fez.
Contagiados por seu entusiasmo, todos puseram-se a trabalhar: seus irmãos, vizinhos e amigos. Entre todo o bairro conseguiram reunir 2.000 dólares trabalhando e fazendo mandados e Ryan voltou triunfante a WaterCan para pedir seu poço. Em janeiro de 1999 foi perfurado um poço em uma vila ao norte de Uganda. À partir daí começa a lenda. Ryan não parou de arrecadar fundos e de viajar por meio mundo buscando apoios.
Quando o poço de Angola estava pronto, o colégio começou uma correspondência com as crianças do colégio que ficava ao lado do poço, na África. Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que havia escapado das garras dos exércitos de meninos e que lutava para estudar a cada dia. Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo. Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço. Centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome. - Sabem meu nome? - Ryan perguntou a seu guia. - Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe, ele respondeu.
Hoje em dia, Ryan –com 19 anos- tem sua própria fundação e conseguiu levar mais de 400 poços à África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. Recolhe doações de todo o mundo e estuda para ser engenheiro hidráulico. Ryan tem-se empenhado em acabar com a sede na África.

 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pensando na Paz !




Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.
Martin Luther King 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um outro tipo de Saudade !



Sim, existe essa saudade que sabemos, indefinível mistura de sensação de perda com esperança. Ela aí está, extrovertida nas canções, poemas, textos e falas. É a saudade que dói.
Mas há a outra, oculta: a saudade que rói. Esta, não é clara e raramente aparece com tal. Vem por deprimir, por diminuir as resistências ou provocar o azedo do mal estar. É a saudade que adoece, a da ziquizira, o calundu dos negros escravos. É a irmã da impossibilidade.
A outra saudade, a poética, baseia-se na possibilidade de ser vencida pelo reencontro, pela oportunidade de cessarem as causas da separação. Atenua-se com a esperança, da qual é irmã. Ela só existe por não estar sendo possível aquilo que será. Ela antevê a felicidade posterior da qual é o preço pago por antecipação.
A saudade oculta, esta é sorrateira, lava por dentro, sem manifestações que a tornem clara. Rói, por saber impossível o objeto de sua causa. Existe nas perdas definitivas, na morte, nas impossibilidades de realizar o que existe de verdadeiro entre as pessoas que lhe são a causa. Pessoas ou fatos, acontecimentos, o tempo sem cicatriz do que passou e não há como juntar.
A saudade oculta não fala, tampouco faz versos ou melodias. É calada, surda e muda. Tão somente rói. É ignota. Amargura d’alma jamais chegada ao nível da razão. Ela não fala, age. Derruba esperanças em silêncio. Desaba alegrias sem dar razões. Detona males do corpo, cansaços, alergias ou ameaças de morte. Faz doer as juntas, torna pesado o modo de andar e endurece o corpo enquanto o entorta. Traz inexplicáveis insônias e a tristeza vaga das dores sem solução 
Artur da Távola

Não deixe seu sonho acabar !



‘’Quando os sonhos se acabam,Fica um vazio imenso...
Uma vontade de parar...De desistir de tudo...É um período difícil,
Em que os dias,as horas,a até os segundos são longos...
Não conseguimos progredir...Falta vontade...Falta motivação...
Nos fechamos para tudo e para todos como se nada se importasse...
Nada tivesse algum valor...vamos nos destruindo pouco a pouco...
Por que será que muitas coisas em que acreditamos chega ao fim?
Acreditamos na felicidade eterna,e muitas vezes,ela não passa de um pequeno tempo...
Tempo suficiente para deixar uma saudade infinita...Até que um dia...
Um novo sonho começa a dar o ar de sua graça...Vem chegando de mansinho...
Tentando abrir os cadeados do coração...Estamos trancados,com um enorme medo
De sofrer de novo,mas mesmo assim,o novo sonho vem chegando...
Trazendo na mala,tudo de novo...E como todo novo sonho,é regado de novidades
Que fascinam,mexendo com emoções adormecidas...Trazendo de volta a emoção de viver amar,recomeçar!Nessa hora,quando tudo ressurge,podemos avaliar melhor a vida...Temos de transformar cada pequeno instante em grandes momentos...
Eliminar tudo que maltrata o nosso corpo, o nosso espírito,dar lugar somente ao que engrandece como verdadeiro ser humano filho de Deus!E se os seus sonhos estiverem nas nuvens,não se preocupe...eles estão no lugar certo.Construa os alicerces,e SUBA!
Nunca desista de ser feliz’’

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Romeu e Julieta !



Sabem porque Romeu e Julieta são ícones do amor ?
São falados e lembrados, atravessaram os séculos incólumes no tempo,
se instalando no mundo de hoje como casal modelo de amor eterno ?
Porque morreram e não tiveram tempo de passar pelas adversidades
que os relacionamentos estão sujeitos pela vida afora.
Senão provavelmente Romeu estaria hoje com a Manoela e Julieta com o Ricardão.
Romeu nunca traiu a Julieta numa balada com uma loira linda e siliconada
motivado pelo impulso do álcool.
Julieta nunca ficou 5 horas seguidas esperando Romeu,
fumando um cigarro atrás do outro,
ligando incessantemente para o celular dele que estava desligado.
Romeu não disse para Julieta que a amava,
que ela especial e depois sumiu por semanas.
Julieta não teve a oportunidade de mostrar para ele
o quanto ficava insuportável na TPM.
Romeu não saia sexta feira a noite para jogar futebol com os amigos
e só voltava as 6:00 da manhã bêbado e com um sutiã
perdido no meio da jaqueta (que não era da Julieta).
Julieta não teve filhos, engordou, ficou cheia de estria e celulite
e histérica com muita coisa para fazer.
Romeu não disse para Julieta que precisava de um tempo, que estava confuso,
querendo na verdade curtir a vida e que ainda era muito novo
para se envolver definitivamente com alguém.
Julieta não tinha um ex-namorado em quem ela sempre pensava
ficando por horas distante, deixando Romeu com a pulga atrás da orelha.
Romeu nunca deixou de mandar flores para Julieta
no dia dos namorados alegando estar sem dinheiro.
Julieta nunca tomou um porre fenomenal e num momento de descontrole
bateu na cara do Romeu no meio de um bar lotado.
Romeu nunca duvidou da virgindade da Julieta.
Julieta nunca ficou com o melhor amigo de Romeu.
Romeu nunca foi numa despedida de solteiro com os amigos num prostíbulo.
Julieta nunca teve uma crise de ciúme achando que Romeu
estava dando mole para uma amiga dela.
Romeu nunca disse para Julieta que na verdade
só queria sexo e não um relacionamento sério,
ela deve ter confundido as coisas.
Julieta nunca cortou dois dedos de cabelo
e depois teve uma crise porque Romeu não percebeu a mudança.
Romeu não tinha uma ex-mulher que infernizava a vida da Julieta.
Julieta nunca disse que estava com dor de cabeça e virou para o lado e dormiu.
Romeu nunca chegou para buscar a Julieta
com uma camisa xadrez horrível de manga curta
e um sapato para lá de ultrapassado,
deixando-a sem saber onde enfiar a cara de vergonha.
Por estas e outras que eles morreram se amando.
Marta Medeiros

domingo, 21 de novembro de 2010

Pausa !



 Na pausa não há música, mas a pausa ajuda a fazer a música . Na melodia da nossa vida a música é interrompida aqui e ali por “pausas”. E nós, sem refletirmos, pensamos que a melodia terminou…
Deus nos envia às vezes, um tempo de parada forçada. Pode ser uma provação, planos fracassados ou esforços frustrados. Mas na verdade, é preciso fazer uma pausa…
Mas, como o maestro lê a pausa? Ele continua a marcar o compasso com a mesma precisão e toma a nota seguinte com firmeza, como se não tivesse havido interrupção alguma.
Deus segue um plano ao escrever a música de nossa vida. A nossa parte deve ser aprender a melodia e não desmaiar nas “pausas”. Elas não estão ali para serem passadas por alto ou serem omitidas, nem para atrapalhar a melodia ou alterar o som, mas sim para aprimorar.
Se olharmos para cima, Deus mesmo marcará o compasso para nós. Não nos esqueçamos antes de tudo, de que “ela ajuda a fazer a música”.
Compor a música de nossa vida é geralmente um processo lento e trabalhoso. Com paciência, Deus trabalha para nos ensinar! E quanto tempo Ele espera até que aprendamos a lição!
 Lembre-se, a pausa não dura muito, é apenas um tempo suficiente para que você se renove e continue… Ela apenas serve para continuar a música!
 Olhe a sua volta…
Viva a vida! Pare e aceite a pausa, você merece ser mais amado e amar, sonhar, sorrir, cantar e ser feliz, muito mais feliz!

Só porque hoje é Domingo

 

 Doces recordações

 

Jovens Tardes De Domingo

Eu me lembro com saudade
O tempo que passou
O tempo passa tão depressa
Mas em mim deixou
Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias
Canções usavam formas simples
Pra falar de amor
Carrões e gente numa festa
De sorriso e cor
Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Hoje os meus domingos
São doces recordações
Daquelas tardes de guitarras
Sonhos e emoções
O que foi felicidade
Me mata agora de saudade
Velhos tempos
Belos dias

Velhos tempos
Belos dias
Hoje os meus domingos
São doces recordações
Daquelas tardes de guitarras
Flores e emoções
O que foi felicidade
Me mata agora de saudade

Velhos tempos
Belos dias
Velhos tempos
Belos dias
Velhos tempos
Belos dias

sábado, 20 de novembro de 2010

20 de Novembro !






sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Abra sua mente – Expanda suas opções !



Sei que o texto é um pouco longo, mas vale a pena ler e colocar em prática, se vc agora está sem tempo, deixe para uma outra hora em que estiver tranquilo, venha e leia com o coração aberto.

_________________________________________________________________


"Imaginem o que aconteceria no mundo se milhões de pessoas começassem a se concentrar no que está certo, em vez do que está errado?                                                                                                Vocês podem ser um destes milhões hoje. Confiem que isto faz uma diferença. A sua luz e o seu foco importam realmente. Isto mudará a sua vida e o seu mundo.

Na verdade, há uma necessidade de saber o que precisa ser corrigido, mas a tendência nos últimos tempos é se concentrar nos problemas com a falta de percepção.

Vocês estão vendo esta tendência ocorrendo na área política, nos negócios e nos relacionamentos pessoais.

A mente estreita pode ser encontrada nas pessoas, em todos os continentes. Em um cenário típico, uma pessoa se apega rigidamente a sua opinião, insistindo que é a única resposta. Não há espaço para acordos. Não há espaço para ver que outras idéias podem também ser válidas.

Um ponto de vista estreito manterá o seu mundo pequeno e limitado. Isto é o oposto do que vocês querem. Sua Terra no novo paradigma não pode se manifestar plenamente, até que as pessoas aprendam a mudar do pensamento tacanho para o pensamento expansivo. Quando estão pensando de um modo expansivo, vocês têm abertura para outros pontos de vista.

Quando têm uma mente aberta, vocês não são ameaçados pelas idéias dos outros. Vocês as recebem. Vocês têm uma escolha sobre se adotam novas idéias, em parte ou na íntegra. Vocês podem considerar todos os pontos de vista com a sua razão guiada intuitivamente e então fazer a sua própria escolha.

Para que sejam mais eficazes em seu foco nas idéias, lembrem-se do equilíbrio. Quando o seu foco está em equilíbrio, vocês evitam o caos de tentar envolver a sua mente com muitas idéias de uma só vez.

CONCENTRANDO-SE COM A CONSCIÊNCIA ILUMINADA

Um Criador de Mudanças aprende a trazer uma consciência iluminada, concentrando-se nas questões. Quando vocês se concentram em sua vida, compreendem que não podem se focar eficazmente em tudo de uma só vez. Quando despertam, descobrem que colocar os holofotes em tudo de uma vez, distorce a sua habilidade em discernir a verdade. Vocês poderiam omitir os detalhes, exagerar e serem incapazes de distinguir a realidade da ficção.

Fazer a sua melhor escolha é mais fácil quando não estão estressados pelo excesso de pensamento. Se ficarem muito estressados, a sua mente pode se tornar obscura, e as suas emoções podem influenciar negativamente no que vocês farão em seguida.

Lembrem-se de que até quando nada escolhem e não empreendem nenhuma ação, a sua escolha em fazer isto é ainda uma escolha. Há energia em tudo eu vocês fazem, sentem ou pensam. Façam as suas escolhas sabiamente. Seu poder vem de estarem presentes e conscientes de suas escolhas, e se necessário, alterá-las para o seu bem maior. Da mesma forma, vocês acessam mais potência quando deixam de se preocupar com as escolhas passadas e futuras. O poder de mudar a sua vida vem das escolhas de hoje.



 




DICAS PARA O EQUILÍBRIO

A seguir estão algumas sugestões para que permaneçam em equilíbrio durante estes tempos caóticos.
Analisem esta lista quando começarem a se sentirem oprimidos, quando compreenderem que têm múltiplas escolhas a fazer, e quando estiverem ou ansiosos ou deprimidos.

1 – Afastem-se do modo pensar e fazer, e entrem em sintonia com o seu coração. Seu coração ajudará a guiá-los para as próximas etapas. Às vezes, este próximo passo é ficar quieto. Na quietude, vocês podem ouvir melhor a sua sabedoria interior e podem ser reabastecidos para maior criatividade.

2 – Se estiverem vendo problemas a cada momento, considerem falar menos sobre isto. Dêem menos energia ao dilema, concentrando-se menos nisto. Isto significa reduzir a quantidade de tempo que pensam sobre isto, que falam e que se preocupam com isto. Definam a sua intenção de dar a sua energia para mudanças positivas e para perceber coisas as quais serem gratos.

4 – Até nos seus piores momentos, vocês podem cultivar um sentimento de gratidão. Quando fizerem isto, elevarão a sua freqüência. É como um tônico energético. Quando estiverem se sentindo expansivos ao expressarem a gratidão, vocês gerarão naturalmente a positividade. Um ponto de vista mais positivo pode abrir a porta para novas possibilidades e soluções inovadoras para a sua vida.

5 – Em alguns dias, quando a sua vida se tornou complexa e estressante, pode ser desafiador acessar o seu centro. Pode ser difícil compreender as suas circunstâncias, ou sentir uma conexão real com o mundo. Nestes momentos, pensem em algo maior do que vocês, que lhes inspire algo que lhes lembre da interligação de toda a vida. Pensem em algo que seja mais belo do que vocês estão vendo em sua vida. Exemplos incluem um duplo arco-íris, uma árvore pau-brasil majestosa, e o sol se pondo sobre um resplandecente mar azul.

6 – Deixem de tentar se adequar ou de terem o que os outros têm. Quando vão à natureza, a flor ou a árvore que chama a sua atenção não é uma cópia carbono das outras. Ela se destaca por causa da sua originalidade. Há algo diferente sobre como ela reflete a luz, a sua cor, ou a sua sensação geral.
Saibam que vocês são como a flor ou a árvore. Está bem ser diferente. Vocês não precisam parecer com os outros, ou ser como eles também. Vocês brilham muito mais quando são genuínos e não pretendem ser como a multidão.

7 – Vocês querem ter mais alegria em sua vida? Considerem se despreocupar quando se aproximam do seu trabalho, dos seus relacionamentos e de vocês mesmos. Quando vocês levam a vida muito seriamente, se tornam muito ligados aos resultados e são menos capazes de aceitar o que há. Uma abordagem muito séria acabará com a sua alegria porque vocês estarão agindo com muita severidade. Entusiasmem-se hoje, então, e descubram a alegria que está naturalmente aí.

8 – Quando quiserem se sentir mais em paz, pensem em uma cena maravilhosa da natureza com água, ou se dirijam até lá se puderem. Imaginem a água calma e revigorante.
Convidem ao seu campo de energia, o elemento água. Tenham a intenção de que isto lhes abra para um fluxo de bondade e de amor. Este fluxo de energia é ilimitado.
Vocês têm uma abundância para si mesmos, e muito a dar aos outros. Concedam algo! Vocês então expandem o fluxo da bondade e do amor no mundo!

Enquanto continuam a jornada da descoberta da sua natureza divina, nós os envolvemos com o nosso amor e bênçãos."


Nós somos O Conselho dos 12.

Direitos Autorais 2010 * Selacia.com
Você está convidado a compartilhar estas mensagens do Conselho dos 12 com outros, e colocá-los na Internet, na mídia social, em blogs e em sites. Por favor, inclua toda a mensagem, a fonte e o endereço do site. Que possam caminhar em um mundo cheio de amor e de bondade.



Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br
http://www.luzdegaia.org/conselho/selacia/abra_sua_mente.htm

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Homens Bacanas !

  

Uma crônica antiga e bem conhecida, mas que não pode ser esquecida
para que os homens reflitam! e as mulheres tomem a inicitativa.



Um Grande Homem (Arnaldo Jabor)

Nós homens nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas vezes caiamos por debilidade.
Um dia, minha irmã chorava em sua casa... Com muita saudade, observei que meu pai chegou perto dela
e perguntou o motivo de sua tristeza.

Escutei-os conversando por horas, mas houve uma frase tão especial que meu pai disse naquela tarde,
que até o dia de hoje ainda me recordo a cada manhã e que me enche de força.

Meu pai acariciou o rosto dela e disse: “Minha filha, apaixone-se por Um Grande Homem e nunca mais voltará a chorar".

Perguntei-me tantas vezes, qual era a fórmula exata para chegar a ser esse grande homem e não deixar-me vencer pelas coisas pequenas...

Com o passar dos anos, descobri que se tão somente todos nós homens lutássemos por ser grandes de espírito, grandes de alma e grandes de coração, O mundo seria completamente diferente!
 
Aprendi que um Grande Homem... Não é aquele que compra tudo o que deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o respeito daqueles que nos cercam.
 
Meu pai lhe dizia:
"Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas, sem preocupar-se com você...
Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las.
 
Não creia nas palavras de um homem quando seus atos dizem o oposto.
 
Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor. . Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia...
 
Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente, é como um câncer matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e economicamente)
 
"Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não queira lhe dar amor.
 
Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais.
Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente.
 
Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar”.
 
Não se apaixone por um homem que demonstre frieza, insensibilidade, falta de atenção com você, corra léguas dele.
 
Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você, e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades.
 
Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele pretendia, ou se já não é mais útil?
 
Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto?
 
Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza… a do coração?
 
Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade e dando mais importância a quem não valorizava meu esforço?
 
Custou-me muito compreender que GRANDE HOMEM não é aquele que chega no topo, nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito.
 
Um grande homem é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre seu CORAÇÃO sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por seus alicerces morais e grandeza interior.
 
Um grande homem é o que cai e tem suficiente força para levantar-se e seguir lutando...
 

É QUEM NO LUGAR DE LÁGRIMAS LHE ROUBOU SORRISOS…
 

Aprendamos a ser um desses Grandes Homens, para vivenciar os anos junto de uma Grande Mulher e
NADA NEM NINGUÉM NOS PODERÁ VENCER!
 
 Aos meus AMIGOS "HOMENS", para que lhes toque o coração e tratem de fazer
crescer esse GRANDE homem que vive dentro deles.
 
E às minhas amigas "mulheres" para que SAIBAM ESCOLHER ESSE GRANDE HOMEM QUE  DEUS TEM PARA ELAS.

Mulheres Bacanas !



Recebi de um amigo.

"VOCÊ É UMA MULHER BACANA !"
Mulheres bacanas não precisam ser bonitas. Não precisam ser iguais a todo o mundo, na verdade é a personalidade delas que as fazem ser diferentes. São apaixonadas, divertidas, engraçadas. Na maioria das vezes, não têm nada de tão interessante, e aí está o seu diferencial...são naturalmente encantadoras. Mulheres bacanas entendem o valor de um sorriso, de um olhar, de um beijo. Ajudam as amigas e as entendem acima de tudo. Têm vontades malucas, como a de tomar chocolate quente no verão. Não precisam de um estilo pra se auto-afirmarem. São fiéis aos seus ideais e às pessoas importantes para elas. Amam muito, e por vezes, são amadas. Usam tênis, mas sabem andar de salto alto quando querem. Não desejam mal à quase ninguém. Mentem também, mas sempre se arrependem. São curiosas, ansiosas, loucas, desastradas. Não desistem fácil e lutam, acima de tudo, pelos seus sonhos. Te surpreendem às vezes. São complicadas e nada perfeitas. São simpáticas, quase sempre. Se importam com o que outros pensam, mas sabem que isso não é o suficiente para mudar o seu jeito de ser. Sentem saudades de quem gostam. Choram. Conseguem enxergar o interior. Dão uma segunda chance, e uma terceira, uma quarta, e quantas chances forem necessárias. Mulheres bacanas são sensíveis, duronas, guerreiras...dóceis. Elas se destacam em um grupo e você percebe logo que elas são bacanas...e especiais


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Máscaras !

Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, fingindo não ser o que sou, faço-o para atrair o outro e logo decubro que só atraio a outros mascarados distanciando-se dos outros devido a um estorvo: a máscara.
Faço-o para evitar que os outros vejam minhas debilidades e logo descubro que, ao não verem minha humanidade, os outros não podem me querer pelo que sou, senão pela máscara.
Faço-o para preservar minhas amizades e logo descubro que, quando perco um amigo, por ter sido autêntico, realmente não era meu amigo, e, sim, da máscara.
Faço-o para evitar ofender alguém e ser diplomático e logo descubro que aquilo que mais ofende às pessoas, das quais quero ser mais íntimo, é a máscara.
Faço-o convencido de que é o melhor que posso fazer para ser amado e logo descubro o triste paradoxo: o que mais desejo obter com minhas máscaras é, precisamente, o que não consigo com elas.
Gilbert Brenson Lazan

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Certezas !


Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa para que saibamos, ao encontrá-la, agradecer por esta bênção.
Ao darmos a alguém todo o nosso amor nunca temos a certeza de que iremos receber este amor de volta. Não ame esperando algo em troca, espere para que este sentimento cresça no coração daquele que você ama.
E se isto não ocorrer, esteja feliz por este sentimento estar crescendo em seu coração.                                                                                      Em questão de segundos nos apaixonamos por alguém, mas levamos uma vida inteira para esquecer alguém especial.
Não busque boas aparências, elas podem mudar. Só precisamos de um sorriso para transformarmos um dia ruim. Encontre aquela pessoa que faça seu coração sorrir.







Espalhe essa Idéia !

NATAL 2010 - ESPALHE ESSA IDÉIA.

Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal? 
Sim ... Natal ... daqui a pouco ele chega .
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17 milhões de 
cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe Noel delas?
Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis. 
Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó... 
É uma idéia. 
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até dia 
20 de Dezembro. 
O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.

Imagina uma criança pobre, recebendo o presente que pediu ao Papai Noel...

DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS
Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
- a segunda, quando deixamos de acreditar e
- a terceira, quando nos tornamos Papai Noel! 


USE SEU BLOG PARA ESPALHAR ESSA IDÉIA, COPIE E COLE !

domingo, 14 de novembro de 2010

Tédio !



Estava eu aqui pensando na palavra Tédio, não que estivesse entediada. Imagine !!!!!
Lendo esse texto cheguei a triste conclusão de que eu estou ou estava entediada, rsrsr, ai vai prá você verificar se também está e tentar mudar essa condição. Tédio não !!!!!!!!!!!

" Espectros do Tédio"
p/ Luiz Alca de Sant'Anna

" Se as pessoas tivessem noção do quanto é importanmte entender esse estado de alma chamado tédio, um espectro que hoje ronda o espaço de todos, não o reduziriam a uma palavra desagradável, a um tema do qual tentam fugir sem perceber que enxergá-lo e perceber quando domina nossas vidas ainda é mais saudável do que ignorá-lo ou partir para aquela idiota afirmação - " não tenho tempo para sentir tédio, nem sei o que é isso no meu dia a dia, trabalho muito, faço ginástica....."
Entramos em tédio, que precede a indiferença, a apatia e a depressividade, quando nossos quadros mentais, ainda receptivos, reclamam da falta de material novo que nos dê entusiasmo e cause motivação. E isso acontece sempre que passamos a atropelar os acontecimentos futuros em nome do presumível, do repetitivo, da falta de originalidade, da permanência exaustiva de padrões, conceitos, referências e propostas. Quando o hábito excede e a falta de interesse, antecipa. Por exemplo, na segunda-feira você já sabe como será o costumeiro almoço de domingo: o cardápio, o horário rígido, a posição das pessoas à mesa, qual o papo. E quando chega o domingo, é exatamente assim ! Isso é tédio.
Falta surpresa, inovação, movimento que traga algo diferente, renovação. Em seu livro Filosofia do Tédio, o filósofo noruegues Lars Svendsen alerta que, muito pior do que sentir tédio, é não lutar para superá-lo ou, mais ainda, sequer perceber que ele está nos envolvendo psicologicamente e achar que a pasmaceira toda é descanso, "vidinha traquila".
Cuidado, muito cuidado. A falta de exigência, pregada por ai, também pode ser causadora de tédio.
Essa história de dizer que só abrir a janela  ver o sol, ou acordar e perceber que estamos respirando, que já temos a felicidade é jogar baixo demais ! Há frases duras de se ouvir como "não acontecendo nada de ruim, já está bom", "se ficar melhor, estraga" (como é medonho isso!), ou "em time que está ganhando não se mexe". São verdadeiras exaltações ao tédio.
Quais os sintomas para a gente perceber se está nele ? Cansaço além do normal, desânimo quanto aos relacionamentos, dificuldade de distinguir desejo e ânsia de entretenimento, atribuir aos outros toda a chatice do mundo. Que, na verdade, está dentro de nós. E, principalmente, um desinteresse total e absurdo por tudo o que não seja o hábito, o roteiro do cotidiano e, assim, uma tendência ao isolamento. O que é péssimo.
É preciso buscar motivações, sabendo que não batem à nossa porta, olhar em outras direções para perceber a nova oferta, dar uma guinada na rotina e entender que o tédio não é aleatório em relação à natureza do homem, é inerente à condição humana.
Aliás, um alerta importante para uma mudança de vida. "

sábado, 13 de novembro de 2010

Renascer !


Perdi um brinquedo que me acompanhou em minha infância...
Mas, ganhei a lembrança do amor de quem me presenteou!
Perdi meus privilégios e fantasias de menina...
Mas, ganhei a oportunidade de crescer e viver livremente!
Perdi muita gente que amei e que me amou e que ainda amo...
Mas, ganhei o carinho e o exemplo de suas vidas!
Perdi momentos únicos da vida porque chorava em vez de sorrir...
Mas, descobri que para colher amor tem que plantá-lo!
Perdi muitas vezes e muitas coisas em minha vida. Porém, junto
a este "perder" hoje tento o valor de "ganhar".
Porque sempre podemos lutar pelo que amamos e porque
há tempo para recomeçar!
Não importa em que momento da vida cansaste. Mais importante
é que sempre é possível e necessário recomeçar.
Recomeçar é dar-se uma nova chance, é renovar as esperanças
na vida e, mais, ainda, acreditar em ti mesmo!
Sofreste muito neste período?... Foi aprendizagem.
Choraste muito?... Foi limpeza da alma.
  Sentiste solidão em algum momento?... Foi porque
fechaste a porta.
Pensaste que tudo estava perdido?... Foi, simplesmente,
o início de tua melhora.
Sentes solidão?... Se olhares ao redor verás muita gente
esperando teu sorriso para aproximar-se mais de ti!
Recomeçar.
Hoje é um excelente dia para iniciar-se um novo projeto
de vida. Aonde queres chegar?
Olhe para o alto, sonhe alto, deseje o melhor, anseie
o bem e o bom, pois a vida nos traz o que desejamos!
Pensando pequeno; o pequeno virá. Se pensarmos, firmemente,
o melhor, o positivo e lutarmos por alcançá-los; o melhor virá
para nossa vida!
Hoje é o dia da grande limpeza mental. Tire tudo que prende
ao passado e que te machuca. Joga fora toda a impureza,
limpa teu coração, prepara-te para uma nova vida, e para
um novo amor se estás só; nós somos apaixonados, somos
capazes de amar muitas vezes, porque somos
a manifestação do amor!
A vida te chama, te convidando para uma nova aventura, outra
viagem, um novo desafio. Dedique este dia a ti mesmo e farás
todo o possível para alcançar teus objetivos. Confie na vida,
confie em ti
(Desconheço autoria)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amar pede Coragem !


Confesso que admiro aqueles que se arriscam a amar e dão o melhor de si num relacionamento, apesar das possíveis perdas. E, a cada dia, descubro que o amor é um dom que deve vir acompanhado de muita coragem e determinação. Isso mesmo.
Não basta deserjarmos estar ao lado de alguém, precisamos merecer a sua companhia. Precisamos exercitar a honestidade e, principalmente o respeito com o outro. Amar é, definitivamente, uma escolha que pede responsabilidade.
É verdade que todas nós podemos cometer enganos, mas, quando o amor é o elo que une duas pessoas, precisamos tomar muito mais  cuidado para não errar, e assim ferir quem a gente escolheu para compartilhar as emoções de nossas vidas.
Muito mais dificil do que ficar ao lado de alguém para sempre, é ficar por inteiro e ser sempre absolutamente verdadeiro.
Isso significa simplesmente que devemos ser responsáveis por aquilo que cativamos.
(Karla Precioso)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fique Atento !



Nunca desvalorize ninguém
Guarde cada pessoa perto do seu coração
Porque um dia você pode acordar
E perceber que você perdeu um diamante
Enquanto você estava muito ocupado colecionando pedras.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Adeus ao Passado !



Se é verdade que a cada dia
basta sua carga, por que então
teimamos em carregar para
o dia seguinte nossas mágoas e
dores?

Há ainda os que carregam para
a semana seguinte, o mês seguinte
e anos afora...

Nos apegamos ao sofrimento,
ao ressentimento,

Como nos apegamos a essas
coisinhas que guardamos nas
nossas gavetas,
sabendo inúteis, mas sem
coragem para jogar fora.

As marcas e cicatrizes ficam
para nos lembrar da vida, do que fomos,
do que fizemos e do que devemos evitar.

Não inventaram ainda uma
cirurgia plástica da alma,

onde podem tirar todas as
nossas vivências e nos deixar
como novos.
Ainda bem...

Não devemos nos esquecer do
nosso passado, de onde viemos,
do que fizemos, dos caminhos que
percorremos.
Não podemos nos esquecer de
nossas vitórias, nossas quedas e
nossas lutas.

Menos ainda das pessoas que
encontramos, essas que direcionaram
nossas vidas, muitas vezes sem saber.

que não podemos é carregar dia-a-dia,
com teimosia, o ódio, o rancor, as
mágoas, o sentimento de derrota e o
ressentimento.

Acredite ou não, mas perdoar a quem
nos feriu dói mais na pessoa do que o
ódio que podemos sentir durante toda
uma vida.

As mágoas envelhecidas transparecem no
nosso rosto e nos nossos atos e moldam
nossa existência.

Precisamos, com muita
coragem e ousadia,

abrir a gaveta do nosso coração
e dizer:
Eu não preciso mais disso,

isso aqui não me traz
nenhum benefício
E quando só ficarem a lembrança
das alegrias,
do bem que nos fizeram,
das rosas secas, mas
carregadas de amor
mais espaço haverá para
novas experiências, novos
encontros.

Sua vida merece que, a cada dia,
você dê uma chance para que ela
seja plena e feliz 
(Leticia Thompson)

domingo, 7 de novembro de 2010

Intuição !




O homem tem capacidades intuitivas extraordinárias. Consegue intuir a hora das coisas, mesmo ainda antes do gelo estalar sob os seus pés. Mesmo antes de algo acontecer, o ser humano é capaz de intuir que chegou a hora. E é assim há milhares de anos.

Mas o homem julga. O homem escolhe acreditar que não é capaz, e mesmo que seja capaz, que a intuição não é boa coisa. Por isso tapa. Por isso bloqueia. O homem bloqueia a sua capacidade mais magnânima. A sua capacidade de andar antes do tempo e de cuidar para que tudo possa acontecer como tem de acontecer, pelo simples fato de ele ter intuído.

O homem tem a tendência para bloquear não só essa, mas quase todas as suas capacidades. «Eu não sou capaz.» «Eu não mereço.» «Isto é bom demais para mim.» São frases que, ditas milhares de vezes, arriscam-se a tornar-se realidade.

Acredita na tua intuição. Ela é poderosa e transmutadora. Podes não acreditar em mais nada, mas acredita na tua intuição. Ela pode não mudar o mundo, mas com certeza mudará o teu mundo. E isso já é mais do que suficiente.

sábado, 6 de novembro de 2010

Impossivel ?



"Até prova em contrário, todas as coisas são possíveis - e mesmo o impossível talvez o seja apenas nesse momento" 
Pearl Buck

Solidão !



“Não Importa o quanto essa vida nos obriga a ser sérios.
Todos nós procuramos alguém para sonhar, brincar.... e amar.....
E tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender”

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estações da Vida !




Um homem morava no deserto e tinha quatro filhos ainda adolescentes.
Querendo que seus filhos aprendessem a valiosa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra onde tinha muitas árvores. Mas ele os enviou em diferentes épocas do ano.

O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono.
Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto.
O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atrativo.
O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verde e cheias de brotinhos, parecendo ter um bom futuro.

O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa!
Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvores estavam tão cheias de frutos que até se curvava com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.
Aquele pai então explicou aos seus filhos adolescentes que todos eles estavam certos.
Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes estações daquele mesmo ano.
Ele disse que não se pode julgar uma árvore ou pessoas por apenas uma estação ou uma fase de sua vida.
Ele explicou que a essência do que elas são, a alegria, o prazer, o amor, mas também as fases aparentemente ruins que vem daquela vida só podem ser medidas no final da jornada quando todas as estações forem concluídas.
Se você desistir quando chegar o “inverno”, você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono.
Não permita que dor de apenas uma “estação” destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase.
Persevere através dos caminhos dificultosos, e épocas melhores virão com certeza!
Viva de forma simples, Ame generosamente, Se importe profundamente, Fale educadamente...
E deixe o restante com Deus!
A felicidade mantém você doce.
Dores mantém você humano.
Quedas te mantém humilde.
Sucesso te mantém brilhando.
Provações te mantém forte.
Mas somente Deus………
……te mantém……..
…prosseguindo..…