quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bolo de casca de Mamão !


Uma delícia.
O sabor de uma receita que utliza todas as partes do alimento é outro : tem uma pitada de consciência e sustentabilidade

Ingredientes

2 ovos
1 colher(sopa) de fermento em pó
2 xícaras(chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de caldo de casca de mamão
2 xícaras (chá) de açucar

Preparo

Descasque um mamão maduro e leve as cascas ao fogo em uma panela com água. Deixe ferver e depois de esfriar bata no liquidificador. Reserve.
Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Junte aos poucos o açucar e a farinha de trigo, acrescente uma xícara de chá de caldo de casca de mamão, e, por último, o fermento.
Asse em uma forma untada, em forno moderado. Depois de assado, vire em um prato, fure com o garfo e despeje a outra xícara do caldo da casca de mamão adoçado.


Da polpa à casca

Pouco calórica, metade da fruta possui 35kcal. Rico em água e fibras, apresenta propriedades laxativas, prevenindo constipações intestinais.
Além disso, as fibras auxiliam no controle dos níveis de colesterol ruim e da glicose sanguínea no organismo, contribuindo para a prevenção de doenças do coração e diabetes. Ainda contém Vit. A, que favorece a saúde das unhas, dos cabelos, da pele e da visão ; e Vit. C, importante para a prevenção de infecções, como gripes, pois fortalece o sistema imunológico do organismo. Na casca do mamão encontram-se mais proteínas, fibras, potássio e fósforo que na polpa.

(Fonte: ONG Banco de Alimentos-Aline R. Teixeira).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.