sábado, 12 de dezembro de 2009

Solstício de Verão !


No dia 21 às 15h46 ocorre o Solstício de Verão, período em que o Sol se encontra no ângulo mais afastado do equador terrestre. Vem do latim solstitium que significa Sol parado. Observe que, nestes dias, o Sol ao meio-dia se encontra mais alto no céu do que nos outros dias do ano. Dias longos e noites curtas. É dentro deste contexto que entra a história do Natal. Desde a antiguidade o dia 25 de dezembro era festejado. Os romanos celebravam as Saturnais ou Saturnália, que duravam 4 dias, em homenagem a Saturno, deus que os havia ensinado a agricultura, onde a ordem social era invertida, os escravos sentavam-se à mesa e eram servidos pelos senhores, os tribunais eram fechados, davam-se presentes às pessoas e os banquetes eram suntuosos.

No 4º dia, as honras da festa eram para Saturno e sua esposa Réia, mãe terra, produtora da vida e da fartura. Diversos povos pagãos faziam festas na passagem do dia 24 para 25, celebrando o nascimento do Sol, pois era o momento em que ele atingia a maior distância em relação ao Hemisfério Norte e, a partir desse ponto começaria a retornar. Essas celebrações foram incorporadas ao Cristianismo com o nascimento de Cristo.

Neste momento, o Sol inicia seu percurso por Capricórnio, a fase do homem em sua plenitude e realização, um tempo na vida em que todos almejamos: a concretização de nossas metas. Seu símbolo é uma cabra-peixe que se relaciona com a evolução das espécies da água para a terra. A cabra é um animal que vive em locais áridos e difíceis, assim como os capricornianos que se protegem e possuem uma postura distante e um domínio de si mesmo. Tendem à introspecção e com um grande poder de concentração. São voltados para a realização profissional e ambiciosos. Dotados de muita persistência, realistas, sabem que nada acontece de um dia para o outro e que existe um tempo para as coisas amadurecerem.

A seriedade é uma marca desse signo e não se sentem à vontade na infância ou na adolescência, tornando-se mais confiantes na idade adulta, quando então se sentem seguros, experientes e se permitem relaxar mais. A carreira é sempre uma preocupação em sua vida e o cuidado a ser tomado é não deixá-la se tornar a sua única opção.

Econômicos, despojados, visam ao essencial. Responsáveis, perseverantes e muitas vezes céticos, chegam na hora marcada, respeitando regras e capazes de passar por sacrifícios e privações para atingir o que desejam. O típico capricorniano não fala sobre si e também não faz questão de chamar a atenção. Apesar de toda essa seriedade, percebe-se um humor sutil e muito inteligente. Afinal, a sua acentuada observação no cotidiano lhe reserva uma especial habilidade na maturidade, que é quando começam a desabrochar e a ter melhores oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.