domingo, 9 de maio de 2010


Esta imagem está imantada com a energia do poder de transformação das frases utilizadas no processo Ho’oponopono.



A Margarida simboliza lealdade, pureza, confiança, simplicidade.



Em inglês, as flor Margarida tem o nome de “Daisy”, que vem do inglês arcaico; day´s eye que significa “olho do dia”, uma alusão ao movimento que a flor faz ao se abrir e fechar com o sol.

As Margaridas, com suas cores e seu perfume, abrilhantam os jardins com a sua volumosa folhagem cheia de flores. Florescem geralmente durante uma longa estação, que vai desde a primavera até ao início do inverno. A Margarida representa inocência, pureza, lealdade, simplicidade, confiança, virgindade, e significa ter criatividade na hora da dúvida. Por isso é uma imagem apropriada para servir como lembrete para a prática do Ho’oponopono.



· O que é o Ho’oponopono? Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo” na língua original falada no Havaí. Embora não muito divulgado ainda aqui no Brasil, o Ho’oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Huna. É o nome que o empresário/pesquisador americano Max Freedom Long deu à sua versão do espiritualismo dos povos antigos do Havaí. Este Ho’oponopono que estamos divulgando aqui é bem diferente do Ho’oponopono Huna. No sistema Huna o processo de cura Ho’oponopono é interpessoal, requer a participação de todos no processo de reconciliação, da solução de problemas. Este novo Ho’oponopono é um processo intrapessoal, é você em comunicação com a Divindade. Foi desenvolvido pela Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona que o ensinou ao Dr. Ihaleakala Hew Len. (Para saber mais faça o download gratuito e imediato do e-book de 60 páginas sobre o Ho’oponopono em Livros Legais.



· Como praticar o Ho’oponopono


Entenda que o intelecto não dispõe dos recursos para resolver problemas, ele só pode manejá-los. E manejar não resolve problemas.

· Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus, a Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias. Assim, neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço vazio é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, sua origem.

No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus:

“Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema.”



· Então use as frases desta seqüência: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.” várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

“Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

“Sou grato” é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

· A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terás a resposta quando completamente limpo.

Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é autocura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

· Aqui está a oração original da Morrnah, simples e poderosa:

“Divino Criador, pai, mãe, filho em Um...
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente,
nós pedimos seu perdão...
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas
e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...
Assim está feito.”

· Faça esta oração em relação à qualquer problema com qualquer pessoa; ao se fazer o apelo ao Divino Criador estamos nos dirigindo à divindade que existe em todas as pessoas, que é a extensão do Divino Criador. Só é necessário isso.

Um comentário:

  1. Que belíssimo ritual.Um verdadeiro presente de iluminação pessoal.Obrigada Mariza por tua generosidade trazendo esses importantes ensinamentos.Teu blog é um recanto mágico. Adorei.
    Carmen(Organza_Calu)

    ResponderExcluir

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.