VOCÊ ESTÁ ESQUECIDO?
Como se chama este filme, no qual a artista que aparece é belíssima?…
Sim, homem! Alta, de cabelos negros, a que trabalhou algumas vezes com
aquele ator maravilhoso que se chama…, que trabalhou numa peça de teatro muito famosa.
Já sabe de quem falo, não?
ASSIM COMEÇAMOS
A partir dos trinta anos, em geral, começamos notar que temos pequenos esquecimentos:
- Como se chama este menino? O conheço muito bem!
- A que horas era o encontro, às 5:00 ou 5:30?
- Isto, como me disseram que funcionava?
- Minhas chaves, onde as deixei?
Em que andar estou estacionado?Mas nada como quando exclamamos…
Roubaram meu carro! … Sem darmos conta de que saimos por outra porta do centro comercial.
Ainda que estes pequenos esquecimentos não afetem nossa vida,nos causam ansiedade.
Com terror, pensamos que o cérebro começa a converter-se em gelatina e nos preocupa ficar como esta tia idosa, que recorda, com pequenos detalhes, tudo sobre sua infância, mas não pode lembrar-se do que fez ontem ou mesmo esta manhã.Se isso lhe parece familiar, não se preocupe, tenha esperança!
Existem muitos mitos em que as pessoas, equivocadamente, relacionam a idade com a falta de memória.
Os neurocientistas têm comprovado que:
A perda de memória de curto prazo não se deve à idade ou à morte dos neurônios, que morrem mas se regeneram, senão à redução do número de conexões entre si, dos neurônios ou dentritas (ramos dos neurônios).Isso sucede por uma simples razão: falta de uso. É muito simples. Assim como se atrofia um músculo sem uso, as dentritas também atrofiam se não se conectam com frequência, e a habilidade do cérebro para receber nova informação se reduz.
É certo, o exercício ajuda muito a alertar a mente; também há vitaminas e remédios que aumentam e fortalecem a memória.
Entretanto, nada como fazer com que nosso cérebro fabrique seu próprio alimento:As neurotrofinas.
AS NEUROTROFINAS
São moléculas que produzem e secretam as células nervosas e atuam como alimento para manterem-se saudáveis.
Quanto mais ativas estejam as células do cérebro, mais quantidade de neurotrofinas produzem e isto gera mais conexões entre as distintas áreas do cérebro.
QUE PODEMOS FAZER?
O que necessitamos é fazer pilates com osneurônios:
- esticá-los,
- surpreendê-los,
- sair da sua rotina,
- apresentar-lhes novidades inesperadas e divertidas através das emoções, do olfato, da visão, do tato, do paladar e da audição.O resultado? O cérebro torna-se mais flexível, mais ágil, e sua capacidade de memória aumenta.
PROVAVELMENTE VOCÊ PENSA
Eu leio, trabalho, faço exercícios e mil coisas, mais durante o dia, assim minha mente deve estar muito estimulada.
A verdade é que a vida da maioria de nós converte-se numa série de rotinas..Pense num dia ou semana comum e corrente:
Que há de diferente na sua rotina diária?
O caminho para o trabalho, a hora que você come ou regressa à casa, o tempo que passa no carro, o tempo e os programas que você vê na televisão?
AS ATIVIDADES ROTINEIRAS SÃO INCONSCIENTES
Fazem com que o cérebro funcione automaticamente e requeira um mínimo de energia.As experiências passam pelas mesmas estradas neuronais já formadas.
Não há produção de neurotrofinas.
ALGUNS EXERCíCIOS QUE EXPANDEM SUBSTANCIALMENTE AS DENTRITAS E A PRODUÇÃO DE NEUROTROFINAS:
- TENTE, pelos menos uma vez por semana, tomar uma ducha com os olhos fechados. Só com o tato, localizar as torneiras, ajustar a temperatura da água, pegar o sabonete, o shampoo ou creme de barbear. Você verá como suas mãos notarão texturas que você nunca havia percebido.
- Utilize a mão NÃO dominante. Coma, escreva, abra a pasta, escove os dentes, abra a gaveta com a mão que mais trabalho lhe custe usar.
- Leia em voz alta: distintos circuitos serão ativados, além dos que você usa para ler em silêncio
- Troque suas rotas, passe por diferentes caminhos para ir ao trabalho ou para casa.
- Modifique sua rotina. Faça coisas diferentes. Saia, conheça e fale com pessoas de diferente idades, trabalhos e ideologias. Experimente o inesperado. Use as escadas ao invés do elevador. Saia para o campo, caminhe, ouça-o.
- Troque a localização de algumas coisas. Ao saber onde tudo está, o cérebro já construiu um mapa. Mude, por exemplo, o recipiente de lixo de lugar, e você vai ver o número de vezes que vai atirá-lo no antigo local.
- APRENDA uma habilidade. Qualquer coisa; pode ser fotografia, culinária, yoga, estudar um novo idioma. Se você gosta de quebra-cabeças ou figuras, cubra um olho para perder a percepção de profundidade, de modo que o cérebro tenha que confiar e buscar outras rotas.
- Identifique objetos. Coloque no carro uma xícara com várias moedas diferentes e tateie a mão para que, enquanto esteja parado em um semáforo, com os dedos trate de identificar cada uma.
Com sorte, nunca mais voltaremos a perguntar:
Onde dexei minhas chaves?
Espero que tenham gostado.
E não se esqueçam de passar um dia FANTÁSTICO !!!!!!!!!!
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