domingo, 14 de novembro de 2010

Tédio !



Estava eu aqui pensando na palavra Tédio, não que estivesse entediada. Imagine !!!!!
Lendo esse texto cheguei a triste conclusão de que eu estou ou estava entediada, rsrsr, ai vai prá você verificar se também está e tentar mudar essa condição. Tédio não !!!!!!!!!!!

" Espectros do Tédio"
p/ Luiz Alca de Sant'Anna

" Se as pessoas tivessem noção do quanto é importanmte entender esse estado de alma chamado tédio, um espectro que hoje ronda o espaço de todos, não o reduziriam a uma palavra desagradável, a um tema do qual tentam fugir sem perceber que enxergá-lo e perceber quando domina nossas vidas ainda é mais saudável do que ignorá-lo ou partir para aquela idiota afirmação - " não tenho tempo para sentir tédio, nem sei o que é isso no meu dia a dia, trabalho muito, faço ginástica....."
Entramos em tédio, que precede a indiferença, a apatia e a depressividade, quando nossos quadros mentais, ainda receptivos, reclamam da falta de material novo que nos dê entusiasmo e cause motivação. E isso acontece sempre que passamos a atropelar os acontecimentos futuros em nome do presumível, do repetitivo, da falta de originalidade, da permanência exaustiva de padrões, conceitos, referências e propostas. Quando o hábito excede e a falta de interesse, antecipa. Por exemplo, na segunda-feira você já sabe como será o costumeiro almoço de domingo: o cardápio, o horário rígido, a posição das pessoas à mesa, qual o papo. E quando chega o domingo, é exatamente assim ! Isso é tédio.
Falta surpresa, inovação, movimento que traga algo diferente, renovação. Em seu livro Filosofia do Tédio, o filósofo noruegues Lars Svendsen alerta que, muito pior do que sentir tédio, é não lutar para superá-lo ou, mais ainda, sequer perceber que ele está nos envolvendo psicologicamente e achar que a pasmaceira toda é descanso, "vidinha traquila".
Cuidado, muito cuidado. A falta de exigência, pregada por ai, também pode ser causadora de tédio.
Essa história de dizer que só abrir a janela  ver o sol, ou acordar e perceber que estamos respirando, que já temos a felicidade é jogar baixo demais ! Há frases duras de se ouvir como "não acontecendo nada de ruim, já está bom", "se ficar melhor, estraga" (como é medonho isso!), ou "em time que está ganhando não se mexe". São verdadeiras exaltações ao tédio.
Quais os sintomas para a gente perceber se está nele ? Cansaço além do normal, desânimo quanto aos relacionamentos, dificuldade de distinguir desejo e ânsia de entretenimento, atribuir aos outros toda a chatice do mundo. Que, na verdade, está dentro de nós. E, principalmente, um desinteresse total e absurdo por tudo o que não seja o hábito, o roteiro do cotidiano e, assim, uma tendência ao isolamento. O que é péssimo.
É preciso buscar motivações, sabendo que não batem à nossa porta, olhar em outras direções para perceber a nova oferta, dar uma guinada na rotina e entender que o tédio não é aleatório em relação à natureza do homem, é inerente à condição humana.
Aliás, um alerta importante para uma mudança de vida. "

3 comentários:

  1. Nossa! Que texto incrível! Antes vim na corrida só para conhecer o blog, mas agora, com calma, pude ler bem e atentamente este post.
    Muito legal, realmente temos o hábito de nos contentar com pouco, mas vivo lutando contra isto.
    às vezes parece utópico, mas não desisto,rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo ,positivo e contundente post texto big!
    Em campos meus de girassois pregamos emblemática essa!

    bzuz girassolicos in your hand!

    huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Viva La Vieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei daqui, se me permitir a segurei, abraços

    ResponderExcluir

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.