terça-feira, 3 de maio de 2011

Desiderata





Esse poema  é dirigido a você e refere a sua existência nesse mundo. Talvez possa ajudar a refazer ou aprimorar suas crenças.

Siga tranqüilamente o seu caminho, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre PAZ no silencio. Tanto quanto possível, sem se humilhar, mantenha-se em bons termos com todas as pessoas. 

Fale a sua vontade, mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e a dos ignorantes, pois eles, também, têm a sua história. 

Se você se comparar com os outros, acabará se tornando presunçoso ou magoado, pois sempre encontrará alguém superior ou alguém inferior a você. 

Desfrute as suas realizações bem como os seus planos. Mantenha-se interessado em sua carreira - ainda que humilde - pois ela é um ganho real, na sorte mutante do tempo. 

Tenha cautela nos negócios, porque o mundo todo está cheio de astúcia, mas não se torne cético, porque a virtude existirá sempre.

Muita gente luta por altos ideais e por toda a parte, a Vida está cheia de heroísmos. Seja você mesmo! Principalmente não simule afeição nem seja descrente do AMOR, porque, mesmo diante de tanta aridez e desencanto, Ele é tão eterno quanto à relva.  

Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários.

Muitos temores nascem de grandes ilusões, e a despeito de sua disciplina rigorosa, seja gentil para consigo mesmo. VOCE É FILHO DO UNIVERSO, IRMÃO DAS ESTRELAS E ARVORES. VOCE MERECE ESTAR AQUI, e quer que se aperceba disso ou não, o Universo continua se revelando, inexoravelmente, como deve. 

Portanto, esteja em PAZ com DEUS, como quer que você O conceba, e quaisquer que seja seus trabalhos e aspirações, na tremenda confusão da Vida, mantenha-se em PAZ com sua própria consciência.  Apesar de todas as falsidades, de todas as fadigas e desencantos, o Mundo ainda é Maravilhoso. SEJA PRUDENTE.... LUTE PARA SER FELIZ ! ! ! A FELICIDADE NÃO É UMA DÁDIVA DO DESTINO.


Max Ehrmann (Terre Haute, Indiana, 26 de Setembro de 1872 — 9 de Setembro de 1945) foi um filósofo, poeta e advogado norte-americano, mais conhecido pela autoria do poema Desiderata.


Um comentário:

  1. Conheço Desiderata de uma outra forma e com indicação de um outro autor, mas esta tb é bonita na sua mensagem profunda que chega ao coração.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.