sexta-feira, 18 de setembro de 2009

TERAPIA FLORAL




“A FINA FLOR DAS TERAPIAS ALTERNATIVAS”

Presenteie-se diariamente com as essências florais e dessa forma estará harmonizando, equilibrando e contribuindo para um planeta melhor e mais harmônico.

Estar em contato com as essências florais é estar em contato com a sábia natureza, com os quatros elementos : fogo, água, terra e ar.

“A natureza não é muda, o homem é que é surdo”.

A Terapia Floral, faz parte da filosofia da medicina Hipocrática, da medicina Natural, Vibracional, que cuida do indíviduo como um todo, holísticamente, integrando o corpo, mente e alma.

“Doenças, distúrbios, conflitos emocionais, crises, problemas, são indicativos de que estamos nos desviando do nosso caminho individual e espiritual”, já dizia o Dr. Bach, que foi o percursor contemporâneo dessas essências florais, que são um verdadeiro bálsamo para a humanidade.

Dr. Bach era um médico, pesquisador, bacteriologista, espiritualista, que com toda sua sensibilidade e amor ao ser humano, descobriu 38 essências.

Aos 33 anos, adquiriu uma doença incurável, foi operado e desenganado por seus colegas, que lhe deram uma sobtrevida de 3 meses.

Assim que recebeu a notícia, Edward Bach abandona o hospital e tranca-se em seu laboratório, dedicando-se, incansavelmente, às suas investigações científicas.

Passam-se os meses e ele constata estar curado. Diante desse provável milagre da natureza, Dr. Bach conclui que para obter a cura as pessoas precisam se apegar a um objetivo, acreditar num ideal, ter um propósito definido na vida, um grande amor pelo semelhante.

A descoberta das 38 essências foi portanto, a partir de um processo individual de busca e aperfeiçoamento interior. Dr. Bach observou, principalmente, que as flores podem liberar sentimentos negativos acumulados na alma humana.

As essências foram agrupadas em 7 emoções negativas :

- medo

- indecisão

- falta de interesse

- sensibilidade excessiva à influências alheias

- desalento, desânimo e desespero

- preocupação excessiva com os outros

- solidão

A partir dessas descobertas, o mundo seguiu seu processo evolutivo.

Novas indagações surgiram e nos anos 60 pesquisadores extraíram novas fórmulas. A década de 70 foi o grande marco da expansão das essências florais.

As flores espalharam-se pelos quatro cantos do planeta, presenteando-nos com vários sistemas : Californiano, Australiano, Deserto do Saara, Holanda, França, Americano, Argentino, Florais de Minas, etc..

Todos os sistemas respeitam a metodologia do Dr. Bach. A gama de opções é extensa, por isso é preciso antes de mais nada, procurar a orientação de um praticante da terapia floral, pois as emoções vão surgindo a muitas vezes não temos condições de avalia-las sozinhos.

Há alguns florais que não podem ser tomados sozinhos, ou em determinadas circunstâncias, pois podem desencadear outros distúrbios emocionais.

Atuando sempre como apoiador e harmonizador dos conflitos, das inquietações da alma humana, podemos indicá-los para:

- crianças e jovens com dificuldades de aprendizado, de relacionamentos, de se integrarem no contexto social;

- para 3ª Idade e demais;

- atua nos sistemas : circulatório(labirintite), estrutural, gastro-intestinal, glandular, nervoso, respiratório, urinário, dermatológico, de regulação alimentar, energético, lembrando que para esses indicativos os florais são usados juntamente com a fitoterapia.

Os padrões que prejudicam o equilíbrio emocional :

- raiva, angústia, melancolia, falta de confiança, orgulho, ciúme, perdas, pessimismo, impaciência, perda de controle, possessividade, egoísmo, falta de concentração, ódio, sexualidade, tensão pré-menstrual, menarca, menopausa, síndrome do pânico, etc..

Sabemos que padrões negativos, a longo prazo, são as causas de todos os males físicos, portanto, a terapia floral age também como preventiva, evitando que a pessoa adoeça.

Sendo assim, as essências florais convidam você a um mergulho no auto-conhecimento e na prevenção de futuros problemas. Mesmo não tendo nenhuma contra indicação, os florais surtirão mais facilmente o efeito dsejado pela orientação de pessoas que pesquisem e pratiquem a TERAPIA FLORAL.

Mariza Moreno

(13)91376471
(13)32619039

e.mail : moreno.mariza@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Oi Mariza,
    Linda a imagem do beija-flor

    Te desejo um excelente ano de 2010!
    Um abraço,
    Jorge
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    http://purgly.blogspot.com
    http://biometrio.blogspot.com
    http://drbachflower.blogspot.com
    http://konektigi.blogspot.com
    http://mastersuno.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.