terça-feira, 6 de outubro de 2009

Adeus !




CONCEITO: Um adeus inesperado. No decorrer das nossas vidas, a perda de alguém torna-se num sentimento de angústia e tristeza profunda que só o tempo conseguirá ... Por diversas vezes precisamos dizer adeus a algo ou a alguém... e nunca é fácil faze-lo... Muitas vezes na vida temos que dar um determinado adeus, e que muitas vezes é dificil de dizer essa palavra.

ADEUS, uma palavra tão pequena e com um significado tão grande. Aliás, uma só palavra, com diversos significados. Podemos dizer adeus, significando até a volta, como poderemos dizê-lo como um "nunca mais". (Normalmente eu uso um ADEUS como nunca mais). Aliás, sempre será prematuro dizer um adeus com essa idéia, pois algo definitivo, somente poderá ser um adeus, a Deus atribuído, pois sempre poderemos dar adeus à nossa idéia de adeus. Em verdade, passamos toda nossa vida nos despedindo de alguma coisa, e sempre cada um desses adeuses significando uma despedida, ou uma espécie de despedida. A cada fase de nossa vida, um adeus será dado, e que sempre poderá provocar lembranças que irão afetar nosso futuro.

Ao nascermos, damos adeus à segurança e ao calor do ventre materno, para enfrentar a vida aqui fora, que tantas e tão variadas surpresas nos reserva. Algumas agradáveis, outras nem tanto. Depois, sempre estaremos nos despedindo de algo ou de alguém. Da turma de universidade, daqueles colegas, companheiros das primeiras farras, de nosso primeiro amor (vocês já repararam que dificilmente o primeiro amor vai ser aquele definitivo? Mas sempre marcará nossa vida.

Durante a adolescência será um infindável numero de "adeuses", tantas modificações ocorrem. Seja mudança de residência, seja de escola. Separamo-nos de um grande numero de amigos, e de amores também (e como nos apaixonamos com facilidade, e nos "desapaixonamos" também...). Nessa época, as despedidas são mais fáceis, pois nunca iremos considerar um até nunca, mas sempre veremos a possibilidade de um reencontro. Precisamos estar sempre preparados tanto para dizer, como para receber esse adeus, e entender-lhe o significado. Um adeus deverá ser algo bem pensado. Devemos bem refletir sobre mudanças que vamos ter na vida.
Principalmente se for um adeus a um sonho acalentado, e que de repente não mais será possível executar. Pode ser um sonho de amor, ou um sonho de vida. Temos que saber bem se esse adeus será aquele "até breve", ou o "até nunca". Se esse sonho, ou se esse amor é totalmente inexequível, ou se poderemos deixá-lo apenas congelado. E sempre será muito arriscado dizer que "nunca mais quero te ver", ou que "acabou... o sonho virou pesadelo".

Quantos projetos acabamos abandonando por causa desse pensar errôneo, e que depois percebemos que os poderíamos ter executado. E quantas vezes dizemos um adeus a alguém, que poderia ter permanecido. Quantas amizades descartamos em nosso caminhar, e que acabam sendo lembradas com saudade.
Depois, quando encontramos um certo alguém e nos casamos, deveremos dizer um sonoro adeus à vida de solteiro, e às liberdades de que desfrutávamos, pois será mais uma mudança em nossa vida, e que também está sujeita a um novo e mais difícil adeus. E sempre será complicado dizer esse adeus.
É exatamente por essa motivo que devemos cultivar a "arte de dizer adeus", e saber definir bem quando poderá uma despedida definitiva, ou aquele até breve...

A vida idealizada por todos é aquela que assegura a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, com respeito ao próximo independente dos seus defeitos e suas qualidades. Essas escolhas implicaria assimilação ativa dos conteúdos da vida, desenvolvimento do pensamento autônomo, crítico e criativo, formação de qualidades morais, atitudes...
Essas tecnologias não provocariam mudanças somente nos setores educacionais, mas também nas esferas sociais, econômicas, políticas e principalmente nos comportamentos humanos. A tecnologia vem modificando cada vez mais o perfil da mulher. Há uma tendência de intelectualização do processo de produção, implicando mais conhecimento, uso da informática e de outros meios de comunicação, habilidades cognitivas e comunicativas, flexibilidade de raciocínio, e muitas delas estão ficando mais irracionais.

Nesse contexto é fácil para nós debater em abstrato o drama dessa envolvendo: Amizades, famílias, paixões, que tenta adaptar-se ao cotidiano e ao mesmos tempo reviver um regime falido como o romântismo de um ADEUS! A história mostra o quanto a troca de uma amizade de uma despedida significa de uma alienação por outra. A antiga amizade e mediocridade das pessoas estagnadas foram substituídas por novas amizades que em um futuro próximo ouvirão um NÃO ou um ADEUS! Pelo desemprego, pela competição, pela quebra de laços e valores comunitários, pela falta de sensibilidade, simplicidade, amizades sinceras, promessas, mentiras.

A idéia principal desta história "ADEUS"! é essencialmente isso, as pessoas precisam se adaptar ao mundo de hoje, o avanço da tecnologia veio para auxiliar a todos em um aspecto positivo e em outros casos negativos. E é certo que nunca um computador ou uma máquina substituirá o papel dos ADEUSES! tais como diversos profissionais de outras áreas, o ser humano com certeza é muito mais capaz do que qualquer invenção criada por nós mesmos. A tecnologia é capaz de instruir os alunos em assuntos científicos, exclusivamente didáticos, mas não forma ser humano ético, pensante, curioso, honesto, que tenha valores morais, crítico, ou seja, que desprovido desses valores não fará bom uso do conhecimento que adquiriu.

PORQUE DE TANTOS ADEUSES? O que seria possível fazer diante de uma situação que pode pôr em risco sua vida pessoal, profissional e dos seus familiares? Certas pessoas entram dentro da gente, seria apenas para usar a palavra ADEUS?
Não gosto das despedidas, conquanto sejam necessárias é de cortar corações aquela cena de adeuses que, em qualquer parte do mundo e mesmo em fusos horários diversos, prenuncia a partida de familiares, amigos ou ainda de companheiros de alegrias ou infortúnios da vida.

Os adeuses parecem querer afirmar que os que partem não os deviam fazer, a idéia é a de que temos que partir, ao mesmo tempo em que uma força avassaladora contrária parece querer nos barrar, imobilizar-nos, prendendo-nos pela alma e principalmente pelos corpos. Oh quem disse que os corpos não têm importância? Adeuses são sinais mais do que a expressão da linguagem articulada, são os sinais do silêncio, que falam muito mais que a linguagem e sua forma de expressão os adeuses, como os momentos belos e de êxtases da vida, são breves e é na sua brevidade que eles se mostram profundos e desvelam toda a sua humanidade, todo o seu sentido de união dos seres, de cumplicidade amorosa, de vontade de permanência e eternidade.

Nos adeuses há espaço, ainda que temporalmente reduzido, para o perdão, a misericórdia e o chamado amor ao próximo os adeuses são a comunhão da humanidade traduzida na despedida, na partida, no ir para Portugal, Espanha, e no ir e no chegar.
Por isso tem tanto peso a despedida, porque nela investimos todo nosso amor, todo nosso afeto, toda nossa carga de emoção, a significação do prazer é plenamente sentida quando, numa troca de telefonemas entre seres queridos que partiram ou ainda estão preparados para partir para outros lugares, ficamos sabendo que estão em paz, livres das antigas amizades e procurando novos rumos, amizades, amores, pessoas diferentes, já que as que estão próximas não o servem mais.
Entretanto, há em mim sempre um certo embaraço, uma certa timidez, um certo modo de um afastamento de uma pessoa querida e como sofremos com os adeuses destas pessoas queridas que fazem e passam a fazer parte da nossa dor, sobretudo se está em jogo gente que tanto amamos.

Eu no meu monólogo interior afundando em saudades me ponho a questionar: Por que há tantos adeuses? Porque não estamos sempre juntos e para sempre? Quem inventou este tal de Adeus? Como conciliar a separação? Será que a vida humana foi arquitetada para que fôssemos sempre vitimas das indesejáveis cenas dos adeuses? Porque nunca estamos sempre juntos? Lembro-me que meu pai costuma dizer que, se fosse por ele, sem exceção, de tantos adeuses que a vida nos mostra e que vamos acumulando pela vida afora, ao final de nossa aventura pelo planeta terra, já estaremos emocionalmente exauridos pelos sentimentos de tristeza provocada por tantos adeuses, adeuses de diferentes matizes, de diversos graus e latitudes, de infinitos sentidos e rumos.
Todos os adeuses são perdas, desgaste da emoção, eles embaraçam as nossas fibras físicas, morais espirituais, intelectuais artísticas.

Há, no entanto na linguagem inglesa uma significação bastante positiva para os adeuses, que é dada pela palavra (good-bye), a qual equivale a expressão (god be with you), ou seja, Deus esteja convosco mais você não estará mais entre os que te ama.
Volto, porém, a indagação inicial e transcendente: Porque estas cinco letras fazem chorar tanto (ADEUS).

Na maioria das vezes, os seres humanos procuram fugir de confrontos, porém, nem sempre isso é possível, na realidade é melhor encara-los e aceitar os Adeuses que vida joga nos teus olhos e rasga teu coração, hoje decidi aceitar com mais uma tranqüilidade externa um Adeus, estes Adeuses que não deveria ser como as palavras esdrúxulas, como os sentimentos esdrúxulos, que nossos corações tanto sofre por quem não joga uma lágrima pelo próximo. ADEUS!

Quando sofremos com a perda do ADEUS: Quando falamos de perda, vem sempre uma dor que às vezes e tão forte que toma conta de toda a nossa vida e nos tira ate mesmo à vontade de viver, nestes momentos as palavras pouco adiantam, parece que nada tem o poder de nos aliviar, diante de uma grande perda, o mais adequado e sadio é não reprimir os sentimentos, chorar... Chorar..., Permitir que os sentimentos de dor, frustração, revolta e raiva se manifestem. Se conseguirmos passar pelo processo respeitando e liberando os nossos sentimentos, já e um grande passo para cura, nestes momentos entramos em crise existencial e questionamos ate mesmo o sentido da vida.

E ai que vamos encontrando respostas, nos aquietando, curando o nosso coração, quem passa por uma grande perda, se transforma e isso e sempre positivo: a pessoa cresce em amor, compreensão e valorização da vida, encontrando a paz e a serenidade.
Vivendo a dor da perda com o ADEUS: São variados, intensos e profundos os sentimentos diante de uma grande perda, mas tem uma seqüência, um caminho que todos nos percorremos. Primeiro não acreditamos que aquilo esteja ocorrendo, negamos, não e possível, foi um engano.

Quando não temos, mas por onde negar vem à raiva, a frustração, vem depois a tentativa de negociar com a realidade ou com Deus, e a fase do "Se" se eu tivesse feito isto ou aquilo poderia ter evitado o que aconteceu. Ai vem à tristeza profunda, não queremos conversar, sair de casa, só ficar quieto... Mas esta fase também passa e começa brotar de dentro do nosso ser a aceitação, a paz, mesmo que não nos agrade o ocorrido, mesmo que sentindo saudades, não temos mais revoltas, nem tristeza, e uma dor serena, ou uma saudade doce, é necessário “passar por estas quatro fases, negação, raiva, negociação, tristeza, para chegarmos a aceitação e a serenidade do Espírito”.

ACEITANDO A PERDA COM UM ADEUS: O primeiro ano depois de uma grande perda do ADEUS é o mais difícil é um ano de desafios, de emoções fortes, vem às datas significativas, aniversários, dia dos Pais, das Mães, Natal... Como conviver com esta perda com este ADEUS? Quando uma pessoa parte, ela não deixa de existir, continua a fazer parte da nossa vida e da família.
Nas datas significativas é sempre bom fazer uma homenagem àquela pessoa, por ex: no Natal fazer uma oração, um momento de silencio, colocar uma musica que a pessoa gostava, enfim, simbolicamente, fazer com que ela participe daquele momento com a família.

A morte não é o fim, e uma passagem para uma outra vida e a comunicação pelo amor ultrapassa as fronteiras de um ADEUS!
Reconstruindo a vida depois do ADEUS: Diante de uma grande perda, temos a sensação de que o nosso mundo desabou. Para coloca-lo de pe novamente e necessário um pouco de esperteza, ou seja, alguns truques que podemos usar para dar tempo ao nosso coração de se recompor e se curar.

A nossa mente nos leva ao passado, ao futuro e quanto mais pensamos na perda, mais sofremos. Não conseguimos pensar em mais nada, só no ente querido que partiu, a esperteza e ocupar a nossa mente com o momento presente. Ex: se estivermos almoçando, prestar atenção no sabor dos alimentos, na mastigação. Devemos tirar alguns momentos do nosso dia para pensar no que aconteceu, para conversar de coração para coração com a pessoa que partiu, mas não permitir que a mente se ocupe todo o tempo com a dor da perda. Este recurso e simples, mas requer atenção e decisão. Ele tem sido de grande valia no alivio da dor e de um ADEUS!
Qual a maior dor de um ADEUS? Não é morrer, mas ser ignorado, não é perder alguém, mas é perder "alguém" que nos amava e deixou de se importar conosco, é ser deixado de lado por quem tanto nos apoiava.

A maior dor do mundo não é morrer, mas ser esquecido, é ficar sem um cumprimento após uma grande conquista, é não ter uma pessoa telefonando, só pra dizer, olá! Como vai? É ver a indiferença num rosto quando abrimos o nosso coração. É quando mais precisamos e escutamos: "Depois, agora estou sem tempo". Não posso te ligar... Não tenho tempo.
É quando parece que estamos sozinhos nas nossas aflições. A maior dor do mundo é a separação, a ingratidão, o abandono, o descaso, o esquecimento... Mas, é importante lembrar sempre... Por mais escura e longa que seja à noite, o sol sempre volta a brilhar... E brilha para todos! Sempre tem uma coisa boa para acontecer na vida da gente. E por mais que pensemos estar em solidão, temos sempre conosco um amigo fiel e dedicado que "jamais" nos abandona: Jesus Cristo!

ADEUS você que me cativaste com teus sorrisos, simplicidades e brincadeiras; impressionaste-me com tua inteligência e a maneira tão rápida de responder um NÃO; fico com teus ensinamentos, teus exemplos, e tua lembrança, que se perpetuará em forma de saudade.

Não chores, pois ninguém chorou mais do que eu por você, e ninguém morre quando permanece vivo no coração de alguém, mas, se sentires saudades, me procure no vento e no sol, serei tua brisa e tua lembrança. Na verdade não sei se quero fazer novos amigos antes de saber que as amizades que estavam dentro do meu coração estão sendo bem cuidadas! ADEUS!

"Adeus, adeus, adeus
Cinco letras que choram
Num soluço de dor
Adeus, adeus, adeus
É como o fim de uma estrada
Cortando a encruzilhada
Ponto final de um romance de amor.

Quem parte tem os olhos rasos d'água
Sentindo a grande mágoa
Por se despedir de alguém
Quem fica, também fica chorando
Com um lenço acenando
Querendo partir também
Adeus, adeus, adeus
Adeus, adeus, adeus".


Aprende com o silêncio a respeitar a sua vida, valorizar o seu dia, enxergar em você as qualidades que você possui,
equilibrar os defeitos que você tem e sabe que precisa corrigir e enxergar aqueles que você ainda não descobriu.

Aprende hoje com o silêncio, que gritar não traz respeito, que ouvir ainda é melhor que muito falar, e em respeito a você, eu me calo,
Me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar, desejar-lhe um dia vitorioso e confirmar que você é especial.
Eu acredito em você. ADEUS


ADEUS! Não morri, apenas terminei minha missão com teu sorriso, teus conselhos e tua companhia, neste momento estou em paz, sem derramar lágrimas e não esquecerei aqueles a quem amo de verdade.


F. Alexandre Portela Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.