quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma outra maneira de Ajudar !




Escrito por André Lima – EFT - Brasil


Como reagir diante da tragédia?
           
Diante das recentes tragédias ocorridas devido as fortes chuvas, uma sensação de comoção e tristeza toma conta da população causando um sofrimento coletivo. A televisão aborda o tema incessantemente. Por um lado é bom porque deixa todos conscientes do quanto a população precisa de ajuda. Por outro lado, isso alimenta uma negatividade enorme, pois a maioria das pessoas não sabe ou não tem condições de lidar com essa carga emocional. A maioria é viciada emoçoes negativas e a energia gerada ao assistir ou ler noticias sobre situaçoes como essa alimentam o vício. Para alguns é quase irresistível ficar vidrado nessas notícias.
            O nosso sofrimento certamente não ajudará as pessoas que passaram pela tragédia. Pelo contrário, o sofrimento individual vai se somando e dá origem a uma negatividade coletiva maior que contamina outras pessoas. Seria bom observar a tragédia pelo olhar da compaixão. Na compaixão nós reconhecemos o sofrimento do outro, fazemos algo para ajudar caso esteja ao nosso alcance, mas não sofremos junto com  a pessoa sentindo tristeza ou pena.  
 É importante que cada um cuide de si mesmo se mantendo o mais em paz possível, ao mesmo tempo que tomamos  todas as ações possíveis para ajudar. Dessa forma estaremos contribuindo duplamente: materialmente e emocionalmente.                                                                                                                Recebi este email de uma leitora, referente a tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro recentemente:
“ moro aqui em Nova Friburgo e agradeço por todo o nosso povo , por toda a ajuda  de todos que estão se mobilizando  para ajudar.
Realmente a situação aqui é muito complicada , a tensão e o medo tomou conta de todos nós (embora eu e toda minha família estejamos bem e em lugar seguro onde moramos), fica bem no centro da cidade e em lugar alto, porém sem riscos de desabamento. Posso dizer que nós estamos absolutamente tensos, a cidade vive o pavor e o medo, pois não é só o que vocês vêem pela tv, a quantidade de mortos é enorme, ultrapassa em muito , e bota muito nisso.... são mais de mil e tantas pelas nossas estimativas. Foram bairros inteiros devastados. A sensação é que a energia dos elementais da água ,terra e do ar , fica no local...... sei lá como explicar....é como se o nosso corpo etérico e o dos elementais ficassem tão juntos, mesmo depois de tudo ter passado,que a gente sente um mal estar o tempo todo. Isso entra em nossa aura e não sai , tá aqui grudado...A população fica desnorteada, andando como uns zumbis.Bem meu caro, você deve saber explicar isso bem mais e melhor do que eu"
Saiba como ajudar usando o E.F.T.  no site : http://www.eftbr.com.br

Um comentário:

  1. Olá Mariza, como é bom voltar aqui. Parabéns pelo blog, cada dia mais bonito e interessante.
    Abraço forte e uma bela e feliz quinta-feira.

    ResponderExcluir

Obrigada, fico feliz em ver você por aqui.